quinta-feira, 25 de agosto de 2011


Por causa do terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o norte do Peru, quatro prédios em Porto Velho (RO) foram esvaziados na tarde desta quarta-feira (24). Funcionários e moradores retornaram após vistoria do Corpo de Bombeiros.






Segundo o diretor de serviços técnicos da corporação, capitão Lindoval Rodrigues Leal, o edifício do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, do Tribunal Regional de Trabalho e um prédio residencial e não apresentam risco.


Ainda de acordo com Leal, o Corpo de Bombeiros recebeu de 30 a 40 chamados por causa do tremor. Ninguém ficou ferido. O abalo sísmico foi sentido por volta das 14h, no horário local, e teve reflexos também na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre e em alguns municípios do Amazonas.


Segundo o USGS (Serviço Geológico Americano), o tremor aconteceu a 82 km ao norte de Pucallpa, na região da floresta amazônica peruana, e a 210 km de Cruzeiro do Sul. A cidade é bem próxima à fronteira com o país e já sentiu, no mínimo, quatro tremores aconteceram no Peru.
Tremores


O gerente de compras Cristian Ary Barroso estava sua casa, no bairro Floresta, em Cruzeiro do Sul, no Acre, quando sentiu três fortes tremores seguidos. O município fica a cerca de 205 km de distância do epicentro do terremoto que atingiu o norte do Peru.


No momento em que sentiu o abalo, Barroso correu com sua mulher e sua filha, um bebê recém-nascido, para a rua. Ele conta que houve tumulto entre os moradores da cidade.


- Houve rachaduras em prédios, as pessoas passaram mal e árvores caíram.


O leitor do R7 Laércio Moraes contou que sentiu o tremor em um prédio de oito andares em Marília, no interior de São Paulo. Segundo o sismólogo do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP (Universidade de São Paulo) José Roberto Barbosa, é possível ele tenha refletido na cidade.


- Quando acontece esse tipo de terremoto no Chile, Argentina, Peru, Bolívia, eles podem ser percebidos em São Paulo e em vários outros Estados. Quem está nos andares superiores de prédios altos pode sentir enjôo e tontura.


O terremoto de 7 graus na escala na escala Richter foi registrado em todas as estações da USP, que são distribuídas entre os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.


Barbosa explica que o fato de ele ter sido registrado em determinadas estações não significa que houve tremor nas cidades onde elas estão localizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário